Uma das coisa mais importantes na parte da criação de um personagem é os seus atributos irei começar esse guia falando sobre eles.
For(Força): Cada ponto gasto em For aumenta seu ATQ em um ponto. Como o ATQ está diretamente ligado ao dano que você causa com qualquer ataque fisico sem Arcos, este atributo é essencial para qualquer classe de combate. Mais que isso: quando a For atinge um múltiplo de 10(50, 70, 100, por exemplo), você recebe um bônus no valor de ATQ básico. Portanto, procure sempre manter o seu valor de For em um múltiplo de dez para não desperdiçar pontos.
Agi(Agilidade): Cada ponto gasto em Agi aumenta em um ponto a sua esquiva. Ou seja, quanto maior a sua esquiva, menor as chançes dos inimigos te atingirem, e maiores as chançes de você receber danos. Não há valorez que concedam bônus á esquiva. Além disso, cada ponto em Agi aumenta um pouco da sua velocidade de ataque. Este é um calculo complicado, que envolve também a velocidade da arma utilizada. E como cada tipo de arma tem seu próprio valor,já viu a complicação. Mas costuma-se dizer que cada ponto de Agi aumenta em 0,2% a VelATQ
Vit(Vitalidade): Cada ponto em Vit aumenta em 1% o HP máximo de seu personagem e eleva a efetividade dos itens de cura em 2%. A cada cinco pontos de Vit, você recebe um bônus na velocidade de recuperação de HP. E a cada dois pontos em Vit, todos os danos mágicos que você receber terão penalidade de -1. Por fim, quanto maior sua Vit, menores as chançes de você ser afetado por alterações de status (apenas Envenenamento, Silêncio e Atordoamento), e menor será o tempo que você permanecerá afetado.
Int(Inteligência): Int é como For pra as classes que causam dano mágico. Cada ponto aumenta o MATQ em +1 e em 1% o SP máximo. Itens de recuperação de SP recuperam +2% a cada dois ponto, e a cada seis pontos em Int você recebe um bônus na recperação de SP. A grande diferença é que, a cada cinco pontos, você recebe um bônus no MATQ Máximo. A cada sete pontos, há um bônus no MATQ Mínim. Por isso os bônus de MATQ são tão maiores que as de ATQ. Cada ponto faz com que o dano mágico recebido tenha um penalidade de -1. E uma maior Int reduz as chançes de ser afetado pelas alterações (Petrificar, Cegueira e Sono).
Des(Destreza): Des tem cincos funções básicas. Primeiro, ela aumenta o dano de usuários de arma tipo Arco, como a For para as classes de combate (+1 de ATQ por ponto, bôns de ATQ a cada 10 pontos). Segundo, cada ponto concede +1 na Presição das classes de combate. Quanto maior a precisão, menor as chançes de voce errar (causar um Miss) em seu oponente. Por fim, cada 15 pontos concedem um bônus de 10% de redução no tempo de conjurações de magia. Se você demorava dez segundos para soltar uma magia, vai demorar cinco com 75 de Des. Fora isso, aumenta o ATQ em +1 a cada cinco pontos, e aumenta a VelATQ (4x menos que a Agi).
Sor(Sorte): Sorte aumenta chance de aplicar golpes Críticos (que ignoram a Defesa do Alvo) e a chance de realizar uma Esquiva Perfeita (quando aparece um Lucky sobre sua cabeça enquanto você está recebendo um ataque físico). Para a primeira, cada ponto consede +0,3% de chançe de Crítico. Para o segundo, cada dez pontos garantem +1% de chance de executar uma Esquiva Perfeita. Por fim, cada cinco pontos em Sorte aumentam o ATQ, e cada dez pontos adicionam -1% de chance de ser afetado por alterações de status
Bom esse é o começo do Super Guia do Tatsumaro
